Cirurgia Dermatológica

Nos dias de hoje o campo de atuação do dermatologista se ampliou além do diagnóstico e tratamento clínico com medicações. Existem na especialidade muitos diagnósticos cutâneos que exigem intervenção cirúrgica . A " Cirurgia Dermatológica " é um campo de atuação amplo. Representa todos os procedimentos que podem ser realizados da epiderme ao tecido celular subcutâneo (gordura) .Pode ser dividida nas seguintes áreas :

  1. 1- Cirurgia dermatológica básica (remoção de cistos, nevos , lipomas, lesões benignas, biópsias, crioterapia, eletrocauterizações, )

  2. 2- LASER ( tratamento de manchas , hemangiomas, rugas e flacidez com tecnologias diversas de equipamentos de LASER)

  3. 3- Cosmiatria ( tratamentos estéticos através de peelings químicos e físicos, toxina botulínica e preenchedores )

  4. 4- Cirurgias oncológicas (cirurgia convencional de tumores cutâneos)

  5. 5- Cirurgia dermatológica avançada ( blefaroplastia, lipoaspiração com solução tumescente, mini-lifting facial, cirurgias de doenças raras das unhas, correção de cicatrizes)

  6. 6- Cirurgia micrográfica de Mohs ( técnica de remoção de tumores cutâneos não melanoma com análise intra-operatória das margens laterais e profundas dos mesmos, com máxima preservação tecidual e maior segurança )

  7. 7- Cirurgia de implante capilar para calvície.

Como é possível perceber, a Cirurgia Dermatológica é muito ampla e o médico dermatologista realiza os procedimentos que tem segurança por ter tido o preparo adequado para isso. Os serviços de Dermatologia credenciados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) oferecem um bom suporte para a realização dos procedimentos de números 1 a 4 acima. Os demais são realizados por dermatologistas que buscaram uma qualificação específica em serviços que promovem tais intervenções.