Fique por DENTRO

24
Abr
Vitamina D

Fotobiologia

1- Por que é tão importante?

R : Principalmente para prevenir osteoporose. Mas estudos atuais têm demonstrado sua importância no tratamento de doenças crônicas, auto-imunes, cardiovasculares , mentais e até cânceres.

2- Quais as fontes de obtenção?

R : Por exposição solar ( mais de 90%) , dieta ( peixes e leite fortificado) e suplementos.

3- Qual a sua relação com a pele e o Sol ?

R : É sintetizada na pele a partir de um composto derivado do colesterol que ao receber radiação UVB é convertido em um precursor da vitamina D. No fígado e nos rins se dá a sua síntese final.  

4-Agora estou confuso ( a ) . Devo tomar sol para fabricar vitamina D ? Mas e o risco câncer da pele ? E minhas manchas?

R : O Brasil é um país tropical que recebe altas doses de radiação UVB durante o ano. Portanto em nosso país não é necessária uma exposição solar abusiva para fabricarmos um nível suficiente de vitamina D. O horário em que a radiação UVB está presente é do período das  10 às 15 h. Mas este sol não é muito forte? Sim, mas sabemos que para sintetizarmos 1000 UI vitamina D precisamos receber apenas 1/4 da radiação solar que deixa nossa pele vermelha , considerando 25 % da superfície corporal . Exemplo : se minha pele fica vermelha com 10 minutos de exposição ao sol do meio-dia, para fabricar 1000 UI de vitamina D posso expor apenas cabeça , pescoço e membros superiores apenas 2 minutos e meio ( suficiente para este dia).

 

 

<<Voltar