Peelings químicos, Toxina botulínica e Preenchimento

Estes tratamentos estão inseridos na área de atuação do Dermatologista denominada " Cosmiatria ". Esta área visa à melhora estética de imperfeições, trazendo também melhora da auto-estima. Vem complementar o que os tratamentos de casa não são capazes de atingir em termos de resultado.

Peelings químicos são tratamentos que utilizam ácidos para melhora estética da pele.De acordo com a profundidade podem ser classificados em superficial, médio e profundo. Em geral os superficiais atuam em manchas e melhora de oleosidade além de melhorar a textura da pele. Os peelings médios melhoram manchas, flacidez discreta e rugas finas. Já os profundos atuam principalmente em rugas profundas e flacidez facial importante. Devem ser realizados na clínica dermatológica porque são utilizados produtos cujos efeitos na pele devem ser monitorados pelo médico. . Muitas vezes precisam ser neutralizados e suas orientações necessitam ser minuciosamente explicadas. O médico dermatologista é o profissional preparado para indicar ou contra- indicar os peelings e o que está mais preparado para lidar com possíveis complicações.

A toxina botulínica atua na musculatura da mímica facial, suavizando as linhas de expressão, que são mais evidentes no terço superior da face (testa e laterais dos olhos, estas popularmente conhecidas como "pés-de-galinhas"). Tem outras indicações como melhora de rugas em torno da boca e do sorriso gengival e proporcionar discreta elevação do canto dos lábios.Trata-se de um medicamento injetado em alguns pontos distribuídos na musculatura. Tem um período de ação, que neste caso dura de 4 a 6 meses .Geralmente não traz complicações a não ser possível alergia, que pode ocorrer com qualquer medicação e má técnica de aplicação, por isso é muito importante avaliar a formação do médico.

Já o Preenchimento é um procedimento que utiliza diversas substâncias absorvíveis ou não pelo organismo, sendo o ácido hialurônico seu principal representante. Sendo um produto absorvido pelo organismo, portanto mais seguro também, tem uma duração de aproximadamente 9 meses a 1 ano. Suas indicações são : preenchimento de sulcos ( o famoso "bigode chinês " é o mais clássico), preenchimento de rugas e reposição de volume facial. Sua indicação tem que ser muito bem feita para que tenha um resultado satisfatório.